As inundações e os deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais das monções provocaram pelo menos 180 mortos no sul da Ásia, segundo um novo balanço feito esta terça-feira pelas autoridades dos países afetados.
As monções, que ocorrem de junho a setembro, são cruciais para a irrigação de culturas e para o abastecimento de água nesta região que abriga um quinto da população mundial. No entanto, todos os anos as chuvas causam destruição e mortes.
Na segunda-feira, pelo menos cinco crianças morreram afogadas no Bangladesh e centenas de milhares de pessoas foram afetadas pelas inundações.
No Nepal, pelo menos 67 pessoas morreram nas cheias.Especialistas em saúde estão preocupados com possíveis epidemias de doenças transmitidas pela água e pediram ajuda internacional.
Na Índia, as monções causaram a morte a cerca de 50 pessoas. Dois estados do norte e do nordeste, Bihar e Assam, são os mais atingidos pelo dilúvio.
As autoridades de Assam emitiram um alerta vermelho para as inundações, que até agora causaram 11 mortos e deslocaram 83 mil pessoas.
Em Bihar, foram registadas 24 mortes. Na segunda-feira, as Nações Unidas anunciaram estar "prontas para trabalhar com as autoridades dos países afetados em resposta às necessidades humanitárias resultantes da contínua estação das monções".
Lusa