Mundo

Quatro chineses acusados de ajudar plano militar da Coreia do Norte

Em causa a violação das sanções económicas impostas pelos Estados Unidos.

Quatro chineses foram esta terça-feira acusados pelos Estados Unidos de ajudar o programa militar da Coreia do Norte, violando as sanções económicas impostas pelos EUA, disse o Departamento de Justiça.

O Departamento de Justiça disse que um tribunal de New Jersey acusou quatro funcionários de uma empresa chinesa por conspiração para defraudar os Estados Unidos e por conspiração para lavagem de dinheiro, bem como evasão para fugir às sanções à Coreia do Norte, procurando esconder transações financeiras.

"Com a ajuda de mais de 20 empresas de fachada, acredita-se que tenham procurado esconder transações financeiras ilegais de entidades norte-coreanas envolvidas na proliferação de armas de destruição em massa", disse hoje John Demers, do Departamento de Justiça dos EUA, num comunicado.

Os Estados Unidos e vários países mantêm sanções sobre o regime da Coreia do Norte, impostas após os primeiros testes nucleares em 2006, incluindo a inibição de negócios que permitam o desenvolvimento do seu programa militar.

Lusa