Mundo

"Isto não teria acontecido a uma modelo branca"

Modelo internacional acusa revista australiana de racismo.

"Isto não teria acontecido a uma modelo branca"
Brent N. Clarke

A modelo internacional Adut Akech mostrou-se indignada nas redes sociais, depois de a revista australiana "Who" - a quem deu uma entrevista - ter ilustrado o artigo com fotografias de outra modelo negra.

A sudanesa tem 19 anos e é, atualmente, uma das modelos mais requisitadas do mundo. Na entrevista falou sobre a infância que passou num campo de refugiados no Quénia, bem como a forma como os outros olham para os refugiados.

O artigo, dedicado à história da modelo, foi publicado esta semana, mas as fotografias eram de uma outra modelo negra Flavia Lazarus. No instagram, Adut Akech confessou que estava muito chateada e que se sentia, até, desrespeitada.

"Isto chateou-me, fez-me sentir muito desrespeitada e para mim é inaceitável e indesculpável sob quaisquer circunstâncias (...) "Não só me sinto pessoalmente insultada e desrespeitada, como sinto que todas as pessoas como eu foram desrespeitadas e é por isso que considero importante abordar esta questão". Acabou ainda por afirmar que uma situação desta "não teria acontecido a uma modelo branca"

A revista australiana já pediu desculpa a ambas as modelos, bem como o próprio governo regional de Melbourne, onde se vai realizar nos próximos dias a Semana da Moda.