Mundo

Pedófilo condenado pode ganhar milhares de euros com música usada no filme "Joker"

Tema foi usado numa cena importante do novo filme.

Pedófilo condenado pode ganhar milhares de euros com música usada no filme "Joker"

Segundo o jornal The Sun, a utilização de dois minutos de uma música de Gary Glitter, "Hey Song", numa cena importante do novo filme "Joker", pode dar a ganhar ao pedófilo condenado centenas de milhares de libras.

Devem ser pagos dois conjuntos de direitos - um para a gravação do som e outro para a composição e publicação da música.

A empresa que colocou a canção no filme pode lucrar entre 20% e 30% da taxa, afirmou um advogado e especialista em sincronização, que pediu para permanecer anónimo, de acordo com o Sun.

A editora discográfica no Reino Unido pode usufruir de 60% do valor, o que levaria o artista condenado a poder receber até cerca de 30%.

A música tem diferentes associações contextuais nos EUA e é há muito tempo usada em eventos desportivos, de forma a atrair mais espectadores.

Mas os condenados por crimes devem continuar a ganhar dinheiro com a sua propriedade intelectual?

O músico norte-americano Phil Spector, um assassino condenado, continua a ganhar dinheiro com "River Deep - Mountain High" e "Be My Baby".