Um mural com a cara da jovem ativista Greta Thunberg foi vandalizado no Canadá, primeiro com uma mensagem pró-petróleo e depois com insultos em francês.
O mural foi pintado na capital da província de Alberta, Edmonton, onde a ativista de 16 anos liderou uma manifestação pelo clima.
A emissora CBC estava a captar imagens do mural, pintado pelo artista AJA Louden, quando um local decidiu pintar por cima da imagem.
"Para com as mentiras" e "Este é o país do petróleo" foram as mensagens deixadas por James Bagnell, que confessou à emissora estatal que assim que viu as imagens do mural decidiu agir.
"Isto é Alberta. Este é o país do petróleo. O meu pai trabalhou na indústria do petróleo. Não precisamos que estrangeiros nos digam como devemos gerir os nossos negócios, como suportar as nossas famílias e como meter comida nas nossas mesas."
James Bagnell disse mesmo que a jovem ativista está só a fazer aquilo que lhe mandam e que se devia calar se não tivesse soluções para os problemas.
No domingo, o mural voltou a ser vandalizado com insultos em francês e com a mensagem "Agente provocadora sai do Canadá".