Mundo

Dinossauros com "penas fofas" viveram no Polo Sul

Mostram novas descobertas.

Dinossauros com "penas fofas" viveram no Polo Sul
Mary Altaffer

Novas descobertas evidenciam que existiam dinossauros com penas em climas extremos como o Polo Sul, de acordo com um estudo publicado esta semana pela revista Gondwana Research.

Há cerca de 100 mil anos, o Polo Sul abrigava pinguins, baleias e dinossauros com penas “fofas”, segundo a CNN.

"A descoberta de 'proto-penas', em Koonwarra, sugere que os ‘casacos’ de penas macios podem ter ajudado os pequenos dinossauros a aquecerem-se em antigos habitats polares", disse Martin Kundrat, da Universidade Pavol Jozef Safarik, da Eslováquia, um dos autores do estudo.

Muito parecido com o modo como as penas dos pássaros hoje em dia são, frequentemente coloridas ou estampadas, essas penas de dinossauros antigas também eram provavelmente estampadas, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

Os cientistas encontraram traços de células que contêm pigmentos coloridos nas penas fossilizadas, mas acreditam que eram de cor escura - talvez para ajudar os dinossauros com a camuflagem, com a comunicação entre si ou para absorver mais calor nas baixas temperaturas polares.

"Essas penas fósseis australianas são altamente significativas, porque vieram de dinossauros e pequenos pássaros que viviam num ambiente sazonalmente muito frio, com meses de escuridão polar a cada ano", explicou Benjamin Kear da Universidade de Uppsala.