A Rússia enviou helicópteros e mísseis terra-ar para uma base militar em Qamichli, cidade curda do nordeste da Síria, zona onde estavam antes posicionadas tropas norte-americanas, anunciou hoje o exército russo.
A base, denominada oficialmente "gabinete de comando aéreo", assegurará "voos ininterruptos (...) e a proteção e defesa do território", declarou à agência noticiosa oficial TASS o comandante da base, Timour Khodjaiev.
Vários helicópteros de combate já chegaram à base, adiantou, precisando que vão apoiar a polícia militar russa que realiza patrulhas conjuntas com o exército turco na zona.
A televisão russa Zvezda, propriedade do Ministério da Defesa, divulgou imagens da chegada de três helicópteros a Qamichli, podendo ainda ser visto um sistema de defesa antiaéreo Pantsir.
Situada na fronteira com a Turquia, Qamichli é a principal cidade curda do nordeste da Síria. As forças curdas controlam a maioria da localidade e as forças do regime de Damasco o aeroporto e grande parte dos bairros árabes.
Militares norte-americanos estavam na cidade até o presidente Donald Trump ter ordenado a sua retirada da região em outubro, quando a Turquia lançou uma ofensiva no norte sírio para afastar da fronteira a milícia curda das Unidades de Proteção Popular (YPG), apoiada por Washington e considerada terrorista por Ancara.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, as forças norte-americanas dispõem ainda de uma base importante perto de Rmeilane, cidade com poços de petróleo a leste de Qamichli.
Lusa