Mundo

Fotografia do século XIX mostra sósia de Greta Thunberg

Jovem ativista está a caminho de Portugal.

Fotografia do século XIX mostra sósia de Greta Thunberg
University of Washington Libraries

Quando não está a lutar contra a crise climática, a jovem ativista Greta Thunberg viaja pelo tempo. Pelo menos é isso que os internautas estão a defender nas redes socias, depois de uma imagem do século XIX mostrar uma jovem idêntica a Greta.

Segundo a CNN, a imagem é de 1898 e mostra uma sósia da ativista sueca de 16 anos, assim como outras duas crianças, que estariam a peneirar ouro. Depois da fotografia tornar-se viral na internet, muitos foram os comentários que surgiram com as mais variadas teorias.

"Greta Thunberg viajou no tempo para salvar o nosso planeta. Desejo-lhe sucesso na sua missão para salvar a Terra. Toda a ajuda é bem-vinda", escreveu um internauta no Twitter, enquanto outro referiu a série da Netflix, Dark, que aborda o tema das viagens no tempo.

Houve quem falasse num futuro distópico e quem dissesse que, na verdade, a jovem na fotografia era a bisavó de Greta. Muitos defenderam que a fotografia era uma montagem e outros tantos acreditam que é uma imagem real.

Reuters, University of Washington Libraries

Greta a caminho de Portugal

A jovem está a caminho de Portugal, num veleiro que partiu dos Estados Unidos da América, na semana passada.

Greta vai participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, entre o fim de novembro ou início de dezembro, antes de seguir para a Cimeira do Clima, em Madrid. Para a viagem Lisboa-Madrid, a Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista.

Em setembro de 2018, Greta iniciou uma greve escolar em frente ao parlamento sueco para exigir medidas contra as alterações climáticas, que inspiraram um movimento global e levaram-na a ser recebida pelos líderes mundiais e a participar de conferências de alto nível.