Mundo

Homo erectus viveram mais tempo do que se pensava

Twitter @Winnaijatv

Primeira espécie humana conhecida a andar totalmente em pé.

A espécie humana Homo Erectus, que já está extinta, sobreviveu até há tempos relativamente recentes no sudeste da Ásia, revelou um novo estudo, de acordo com uma publicação da BBC.

As novas evidências mostram que esta espécie humana sobreviveu até há pouco mais de 100 mil anos, na ilha indonésia de Java, muito tempo depois de ter desaparecido noutras zonas do mundo.

Twitter @Ojos_al_Saber

Na década de 30, 12 crânios de Homo Erectus e dois ossos das pernas foram encontrados no rio Solo, em Ngandong, no centro de Java e esses fósseis podem ter entre 117 mil e 108 mil anos.

A nova datação torna os vestígios os mais recentes desta espécie humana já extinta. O que significa que ainda existia essa espécie quando a nossa já estava na Terra.

Nas décadas seguintes, os investigadores tentaram datar os fósseis, mas foi difícil porque a geologia circundante é complexa e os detalhes das escavações originais.

  • Um Presidente sem tempo a perder

    Opinião

    Donald Trump foi o pior Presidente dos EUA em 90 anos. Joe Biden tem o maior desafio do último século americano - mas está, nestes primeiros dias, a mostrar que pode estar à altura do que a maioria clara lhe pede.

    Germano Almeida