Mundo

15 mil nas ruas de Madrid em defesa da Constituição

Manifestações no centro de Madrid pela unidade do país, convocadas através das redes sociais.

15 mil nas ruas de Madrid em defesa da Constituição
Andrea Comas

Centenas de manifestantes deslocaram-se da Praça de Colombo até às cercanias do Congresso, onde decorria a sessão de debate de investidura do candidato à presidência do Governo, Pedro Sánchez, numa iniciativa que foi promovida através de contas na rede social Twitter (@porlasociedade), sob o lema "Para o futuro de Espanha".

Os manifestantes ostentavam bandeiras espanholas e cartazes, enquanto cantavam 'slogans' como "sou espanhol" e "fora Sánchez", numa demonstração de desconfiança para com o Governo de coligação que nos próximos dias será investido e num momento em que os apelos ao independentismo na Catalunha dividem a sociedade espanhola.

Enquanto decorria a manifestação, no palácio do Congresso o candidato à presidência do Governo dizia que com o seu executivo "não se vai dividir Espanha, não se vai rasgar a Constituição", mas na Praça de Colombo um jovem lia um manifesto explicando que o protesto procura demonstrar que, apesar das promessas dos governantes, a sociedade está preocupada com a situação política.

"Somos pessoas comuns que saíram às ruas para se manifestar em defesa dos seus interesses", diz o manifesto, que apela à unidade do país e pede que "o futuro não dependa de partidos que queiram dividir a Espanha".