Mundo

Irão ataca duas bases militares dos EUA no Iraque

Pelo menos 13 mísseis disparados. Teerão ameaça atacar outros alvos caso seja bombardeado. Trump garante que "está tudo bem". Confira aqui os principais momentos do mais recente episódio do conflito Irão-EUA.

Todo o direto

Exército americano recebeu aviso prévio do ataque

Um militar norte-americano disse à CNN que as tropas foram avisadas com antecedência suficiente do ataque às bases aéreas.

As pessoas em perigo conseguiram refugiar-se a tempo em bunkers, revelou o militar.

Trump pode atacar instalações petrolíferas iranianas

Irão ataca duas bases militares dos EUA no Iraque
Erin Scott

Quem o admite é o senador republicano Lindsey Graham, próximo de Donald Trump, que considerou "um ato de guerra" os disparos de mísseis e classificou os ataques de represália às instalações petrolíferas iranianas.

Sobre as possíveis respostas dos Estados Unidos, Graham fez a seguinte declaração: "Deixem-me dizer isto hoje: se estão a ver televisão no Irão, acabei de falar com o Presidente (Trump) e têm o vosso destino nas vossas mãos, em termos de viabilidade económica do regime".

De forma contundente, ameaçou: "Se (vocês, iranianos) continuarem com isto vão acordar um dia fora do negócio do petróleo".

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão diz que país não quer uma escalada de guerra

Ministro classifica ataque com mísseis balísticos a bases iraquianas com militares dos EUA como sendo "medidas proporcionais de autodefesa".

Soleimani enterrado após ataque a bases utilizadas por militares norte-americanos

Qassem Soleimani morreu na sexta-feira na sequência de um ataque aéreo dos EUA em Bagdad, capital do Iraque.

Guardas da Revolução iranianos avisam: ataque é início de "dura vingança"

Um porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, afirmou em comunicado que não há certeza sobre a eventual existência de vítimas.

Mísseis atingiram zonas da base de Al-Asad não ocupadas por tropas americanas

Locais atingidos pelos mísseis não seriam ocupados por militares norte-americanos, avança a CNN, que cita fonte do exército dos EUA.

A mesma fonte refere que o levantamento total dos estragos só estará concluído durante a manhã (no Iraque são mais três horas que em Lisboa).

A primeira reação de Trump ao ataque

"Está tudo bem! Mísseis foram lançados do Irão em direção a duas bases militares localizadas no Iraque. O levantamento de vítimas e estragos está a ser feito neste momento. Até ao momento, tudo bem! Temos o exército mais poderoso e mais bem equipado do mundo, de longe! Farei uma declaração amanhã de manhã", escreveu o Presidente norte-americano no Twitter.

Irão ataca duas bases militares dos EUA no Iraque

Mantém-se a incerteza sobre eventuais vítimas

Jonathan Hoffman, um porta-voz do Pentágono, afirmou em comunicado que não há certeza sobre a eventual existência de vítimas após os ataques a duas bases norte-americanas.

Ministro iraniano: "Saiam da nossa região!"

O ministro iraniano das Telecomunicações recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem taxativa aos Estados Unidos.

"Saiam da nossa região!", escreveu Mohammad Javad Azari Jahromi no Twitter.