Mundo

Oriol Junqueras defende novo referendo à independência da Catalunha

O ex-vice-presidente catalão esteve esta terça-feira no Parlamento da Catalunha, numa comissão de inquérito, para debater a tentativa de independência da região, em 2017.

Oriol Junqueras, que está preso juntamente com outros cinco independentistas, defende que deve haver um novo referendo.

Seis separatistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa independentista de 2017 foram esta terça-feira libertados excecionalmente para comparecer perante uma comissão do parlamento regional da Catalunha.

Todos eles são antigos membros do Governo separatista liderado por Carles Puigdemont, que está fugido na Bélgica.

Trata-se da primeira vez que estes separatistas aparecem publicamente desde a sua condenação em meados de outubro último, tendo sido recebidos à porta do parlamento regional por algumas dezenas de ativistas independentistas que os aplaudiram aos gritos de "liberdade".

  • Quem és tu, César?

    Extremos

    Quando a investigação da SIC percebeu que a vida publicada de César do Paço poderia ser fruto da imaginação do protagonista, fizemos alguns esforços para conhecer a verdadeira face do empresário. O essencial dessas descobertas será revelado na Grande Reportagem "Cifrões e outros demónios, 2ª edição", último episódio da série "A Grande Ilusão", mas o detalhe dos dois doutoramentos revelamo-lo já aqui.

    Pedro Coelho

  • 0:23