Mundo

Descoberto dinossauro mais pequeno do mundo

Twitter @NHMLA

Cientistas encontraram a nova espécie num âmbar - uma resina fóssil.

Os cientistas descobriram o menor dinossauro até hoje conhecido. A espécie, do norte de Mianmar - sudeste asiático - tem um tamanho semelhante a um beija-flor-de-abelha, que é o menor pássaro vivo conhecido.

O espécime encontrado corresponde a num crânio de pássaro, que estava preso a um âmbar com 99 milhões de anos.

Até à data desta descoberta, os menores dinossauros conhecidos, os “Microraptor” - que também eram parecidos com pássaros -, pesavam centenas de gramas. Agora, o recorde vai para esta nova criatura, que apenas pesa dois gramas.

De acordo com a BBC, a descoberta pode avançar com investigações para se descobrir se os pequenos pássaros evoluíram dos dinossauros.

  • Governo admite aumento de pressão sobre os hospitais

    Coronavírus

    No dia em que o balanço da Direção Geral de Saúde dá conta de 311 mortes e 11.730 casos de Covid-19 em Portugal, o Governo admite que aumentou a pressão sobre os hospitais. Esta segunda-feira, ficou ainda a saber-se que o País já tem um mapa de risco de infeção por coronavírus. Em Londres, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson está internado nos cuidados intensivos. Em Espanha, o número de óbitos desceu pelo quarto dia consecutivo. Já os Estados Unidos ultrapassaram as 10 mil mortes. A pandemia do novo coronavírus já matou, desde dezembro, 73.139 pessoas e infetou mais de 1,3 milhões em todo o mundo.

    SIC Notícias