Mundo

Leonardo DiCaprio lança fundo para apoiar parque na RD Congo

Ator já tinha feito um documentário sobre este parque, considerado um dos mais preciosos de África.

Leonardo DiCaprio lança fundo para apoiar parque na RD Congo
Francois Mori

A fundação Earth Alliance, criada pelo ator Leonardo DiCaprio, lançou um fundo para proteger o Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo.

O fundo - de dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros) - conta com o apoio da Comissão Europeia e das organizações Emerson Collective e Global Wildlife Conservation.

Considerado Património da Humanidade desde 1979, o Parque Nacional de Virunga é uma das zonas afetadas pela violência entre grupos armados na República Democrática do Congo.

Acresce que, com a pandemia de covid-19, perdeu importantes receitas com o fecho do parque aos turistas.

"Virunga precisa de fundos urgentemente para proteger os gorilas da montanha, em perigo de extinção, para apoiar os guardas do parque e as suas famílias", explica DiCaprio, em comunicado divulgado hoje.

A 24 de abril, 12 guardas florestais e quatro civis morreram, na zona protegida, alvo de um ataque armado atribuído às Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda.

Em 2014, DiCaprio produziu o documentário "Virunga", para a Netflix, onde deu a conhecer o parque e o seu esforço de conservação das espécies autóctones em vias de extinção.

"Tive a grande honra de conhecer e apoiar a valente equipa do Virunga na luta contra a extração ilegal de petróleo em 2013", recorda o ator.

Baz Ratner

Fundado em 1925, quando o Congo era uma colónia belga, Virunga foi o primeiro parque nacional estabelecido em África.

Atualmente, serve de refúgio aos gorilas da montanha e a numerosas aves procedentes da Sibéria.

Segundo a UNESCO, agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, o parque, com 790 mil hectares, conta com uma diversidade incomparável.

REUTERS FILE PHOTO