O leste da Índia e o Bangladesh estão a ser afetados por chuvas intensas e vento forte à aproximação de um “super ciclone” que os meteorologistas avisam que pode ser o mais intenso da última década. Os dois países já evacuaram milhões de pessoas e é esperado que o ciclone chegue à Baia de Bengala esta quarta-feira.
São esperados ventos que podem chegar aos 185 quilómetros por hora, o equivalente a um furacão de categoria 5, a mais alta da escala, e ondas de cinco metros. As autoridades dos dois países receiam que esta seja a pior tempestade desde o ciclone Sidr, que matou cerca de 3.500 pessoas em 2007.
A Índia e o Bangladesh pediram que escolas e outros edifícios sejam transformados em abrigos temporários, mas os esforços estão a ser prejudicados pela necessidade de manter o distanciamento social para impedir a propagação do novo coronavírus.
O Bangladesh abrigou 1,5 milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras baixas. No lado indiano, mais de 300.000 pessoas foram retiradas no estado de Bengala Ocidental e 20.000 na região vizinha de Odisha.
O Amphan deve chegar a terra por volta das 18:00 locais (13:30 em Lisboa).