Mundo

Trump inicia processo para acabar com estatuto especial que beneficia Hong Kong

Em causa está a lei de segurança imposta pela China a Hong Kong.

Trump inicia processo para acabar com estatuto especial que beneficia Hong Kong
YURI GRIPAS / POOL

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse esta sexta-feira que deu indicações para iniciar o processo de eliminação do tratamento especial a Hong Kong, em resposta aos planos da China de impôr a nova lei de segurança no território.

A decisão abre caminho à retirada pelos Estados Unidos do estatuto comercial e financeiro preferencial de que a antiga colónia britânica beneficiava desde que foi transferida para a China, em 1997.

Trump fez o anúncio numa conferência de imprensa na Casa Branca, alegando que a China não estava a cumprir a sua palavra em relação à autonomia de Hong Kong. O anúncio acontece depois da China ter avançado com o plano de impôr a nova legislação de segurança nacional.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, chegou a notificar na quarta-feira o Congresso de que a administração já não considera Hong Kong autónomo da China continental.

Lei de segurança aprovada pela China ameaça liberdade em Hong Kong

Justificada em nome da estabilidade, a China aprovou esta quinta-feira a nova lei de segurança nacional de Hong Kong.

A oposição pró-democracia e os países ocidentais consideram já que ameaça a liberdade e a autonomia negociadas na transferência de poderes da ex-colónia britânica.

Loading...