Mundo

EUA lançam primeiros ataques contra talibãs no Afeganistão desde o cessar-fogo

Talibãs e os EUA estabeleceram um acordo de cessar-fogo, por três dias, iniciado pelos insurgentes, durante as festas do Eid-al-Fitr (fim do jejum do Ramadão), no final de maio.

Os Estados Unidos lançaram os primeiros ataques contra os talibãs desde o cessar-fogo entre Washington e os rebeldes, no final de maio, anunciaram as autoridades norte-americanas.

Os talibãs e os EUA estabeleceram um acordo de cessar-fogo, por três dias, iniciado pelos insurgentes, durante as festas do Eid-al-Fitr (fim do jejum do Ramadão), no final de maio, mas desde então as forças rebeldes têm realizado vários ataques contra as forças governamentais do Afeganistão.

"Estes são os primeiros ataques aéreos dos EUA contra os talibãs desde o início do cessar-fogo", disse Sonny Legget, porta-voz das forças dos EUA no Afeganistão, esclarecendo que esses ataques se realizaram na quinta-feira e hoje, em duas províncias diferentes. "Todas as partes devem reduzir a violência, para facilitar o processo de paz", acrescentou Legget.Antes do cessar-fogo do final de maio, o movimento talibã vinha a intensificar a sua ofensiva contra as forças de Cabul, contrariando o espírito do acordo de paz entre Washington os rebeldes, assinado em final de fevereiro.

O texto prevê a retirada de tropas estrangeiras do país, até maio de 2021, em troca de garantias de segurança dos insurgentes e do seu compromisso de iniciar negociações com o Governo afegão.

  • 14:18
  • 2:34