Mundo

Misteriosa onda de rádio vinda do espaço ocorre a cada 157 dias

Darrin Zammit Lupi

Pela segunda vez na história, os astrónomos detetaram um padrão numa misteriosa onda de rádio rápida vinda do espaço.

Ondas de rádio rápidas vindas do espaço duram milissegundos e os astrónomos conseguiram rastrear algumas ondas e enviá-las de volta para a galáxia de onde são provenientes.

De acordo com a CNN, tudo mudou no início deste ano, quando os astrónomos descobriram que a onda de rádio rápida 180916.J0158 + 65 tinha um padrão e ocorria a cada 16,35 dias. Ao longo de quatro dias, o sinal liberaria uma onda ou duas a cada hora. Depois, iria permanecer em silêncio por mais 12 dias.

Agora, os astrónomos detetaram um padrão numa segunda repetição rápida de rádio, conhecida como FRB 121102. Durante esse padrão cíclico, as ondas de rádio são emitidas durante uma janela de 90 dias, seguida por um período silencioso de 67 dias. Esse padrão repete-se a cada 157 dias.

A FRB 121102 é repetida desde 2016 e agora os astrónomos sabem que tem um padrão.

"Até agora, sabia-se que apenas uma outra onda de rádio rápida de repetição mostrava esse padrão, disse Kaustubh Rajwade, principal autor do estudo e pesquisador de pós-doutorado em astronomia na Universidade de Manchester, por e-mail.

"Encontrar esse padrão revela pistas importantes sobre o que poderia ser o progenitor dos FRBs. A periodicidade diz-nos que o objeto que está a produzir FRBs provavelmente está numa órbita com outro corpo astrofísico".

O estudo foi publicado domingo na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.