Mundo

Petróglifo usado como mapa descoberto em Colima, no México

Arte rupestre tem cerca de 2.000 anos.

Petróglifo usado como mapa descoberto em Colima, no México
inah.gob.mx

Um petróglifo usado como "pedra-mapa" com cerca de 2.000 anos foi registado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México no Estado de Colima (oeste), informou a instituição.

Num comunicado, domingo, o INAH indicou que a pedra tem representações de um vulcão de Colima, de aldeias e de linhas de água e acidentes orográficos.

Um petróglifo é uma arte rupestre, uma representação gráfica gravada em pedra, e já foram encontrados alguns com mais de 10.000 anos.

Segundo o comunicado agora divulgado, há milhares de anos o vulcão de Fogo, de Colima, arremessou "uma pesada pedra basáltica" durante uma erupção que chegou a mais de 14 quilómetros para sul, até à atual região de Suchitlán, onde os habitantes pré-hispânicos a talharam meticulosamente até a converterem num mapa do seu território.

O petróglifo foi registado no passado dia 7 por especialistas do INAH.

A hipótese de se tratar de uma "pedra-mapa" baseia-se na análise dos desenhos e padrões, bem como pela existência de outros elementos similares no estado de Colima, segundo o responsável do Instituto, Julio Ignacio Martinez de la Rosa.Segundo a fonte, só na zona arqueológica de La Campana, na cidade de Colima, foram encontrados mais de 100 petróglifos.

O arqueólogo Rafael Platas Ruiz, que inspecionou o achado, disse que na pedra se encontram pelo menos três técnicas de gravação.