Mundo

Famosos pirateados no Twitter. Autores do ataque podem ter ganho milhares

Alegado esquema de bitcoins prometia duplicar fundos.

Famosos pirateados no Twitter. Autores do ataque podem ter ganho milhares
Dado Ruvic

Várias contas de Twitter de figuras públicas e grandes empresas foram pirateadas na quarta-feira num alegado esquema falso de bitcoins. Entre os lesados estão figuras como Barack Obama, Kanye West e até a conta da Uber.

Os ‘tweets’, publicados na quinta-feira, apelavam aos utilizadores para enviarem mil dólares na criptomoeda bitcoin, durante 30 minutos, com a promessa de que seria devolvido o dobro da quantia.

“Toda a gente me está a pedir para retribuir à comunidade devido à Covid-19. Envie-me mil dólares e devolvo-lhe dois mil”, lia-se nas mensagens, replicada em várias contas.

Os hackers tiveram acesso às contas na rede social de figuras como os empresários Bill Gates e Elon Musk, o candidato à presidência dos Estados Unidos Joe Biden, ao antigo Presidente Barack Obama, passando mesmo por celebridades como Kim Kardashian e Kanye West. As marcas também não foram ‘poupadas’, com a Uber e a Apple a verem as suas contas ‘hackeadas’.

Twitter não hesitou em ‘bloquear’ contas de famosos

Numa espécie de “resposta de emergência” ao esquema, o Twitter decidiu impedir que certas contas – mesmo as que são verificadas como oficiais – pudessem fazer qualquer publicação. Da mesma forma, foram bloqueados quaisquer pedidos de reposição de passwords, assim como algumas funcionalidades das contas.

A rede social diz tratar-se de um "incidente de segurança" e garante que já a investigar o caso e a tomar medidas para o resolver.

O impacto. Milhares de dólares enviados?

Depois de serem publicados, os ‘tweets’ acabaram por ser removidos minutos depois, mas voltaram a ser partilhados segunda e terceira vez.

Segundo a BBC, o endereço associado à transferência de bitcoins pertence a “Anthony Elias”, mas desconhece-se se se trata apenas de um pseudónimo. De acordo com a emissora britânica, no período em que os ‘tweets’ estiveram online terão sido enviados mais de 100 mil dólares aos autores do ataque.

A extensão completa do esquema é ainda desconhecida, mas as contas afetadas têm milhões de seguidores ativos.