Os protestos antirracimo duram há 56 noites consecutivas. Começaram depois da morte de George Floyd, mas subiram de tom depois do Presidente norte-americano ter decidido enviar para a cidade forças paramilitares.
O Palácio da Justiça é o palco das cenas de maior tensão. É lá que está concentrada grande parte dos agentes federais enviados pela Casa Branca.
Autarca de Portland atingido com gás lacrimogéneo numa manifestação nos EUA
O presidente da câmara de Portland, nos EUA, foi atingido com gás lacrimogéneo, na noite de quarta-feira, quando foi ao encontro de manifestantes protestando contra a mobilização de agentes federais pelo Presidente Donald Trump.
O autarca democrata Ted Wheeler, que usava óculos e máscara, foi escoltado para longe da multidão, no meio de uma nuvem de gás lacrimogéneo usado pelas forças policiais para demover os manifestantes.
Não ficou claro se os agentes federais sabiam da presença de Wheeler na manifestação, quando começaram a usar gás lacrimogéneo, uma das práticas policiais condenadas pelos manifestantes.
No início da noite, o presidente da câmara de Portland tinha sido criticado quando se tentou juntar aos manifestantes, mas mais tarde foi aplaudido, quando gritou "Black Lives Matter" (as vidas negras importam), o nome e slogan do movimento criado após a morte de George Floyd, o afro-americano asfixiado sob escolta policial, em Minneapolis, em junho passado.