Mundo

Juan Carlos I vai viver para fora de Espanha

Reuters TV

Rei emérito diz que pretende facilitar o exercício das funções de Filipe VI.

O antigo rei Juan Carlos comunicou esta segunda-feira ao filho que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais.

Numa declaração, o rei emérito de Espanha explica que enviou uma carta ao filho comunicando a decisão, que garante que tomou "com profundo sentimento, mas com grande serenidade".

Juan Carlos diz que pretende facilitar o exercício das funções de Filipe VI, pelo que deixará de viver no Palácio da Zarzuela e sair de Espanha, perante "a repercussão pública" de "certos eventos do passado".

  • Medo, solidão e falta de afetos: como a pandemia lhes mudou a vida

    Coronavírus

    No Dia Internacional do Idoso, contamos a história de duas pessoas que têm em comum a solidão. A de Zulmira Marques, de 92 anos. Há 6 meses era alegre e passeava com as amigas quase todos os dias. Depois veio a pandemia e ficou “completamente sozinha” durante três meses. Agora não quer sair de casa. Tem vários medos. A outra é a de Maria do Céu. Morreu em junho, aos 87 anos. Os últimos dias de vida foram passados numa cama de hospital. Não pôde despedir-se das duas filhas.

    Rita Rogado