Mundo

Vídeo mostra alegada fraude em pleno dia de eleições na Bielorrússia

Sacos retirados de estações de voto pela janela teriam boletins no interior.

As acusações de fraude nas eleições presidencias deste domingo na Bielorrússia continuam a aumentar. Um video divulgado nas redes sociais e em vários órgãos de comunicação social acentua essas suspeitas.

Nas imagens, um homem faz descer um saco através da janela de uma estação de voto em Minsk, a capital do país. Ao mesmo tempo, uma mulher, que alegadamente faria parte da comissão eleitoral, desce uma escada colocada na janela, transportando outro saco.

Os sacos teriam alegadamente boletins de voto retirados do interior das urnas.

Lukashenko conquista sexto mandato com 80,23% dos votos

O Presidente bielorrusso Alexander Lukashenko foi reeleito com 80,23% dos votos, anunciou hoje a agência de notícias estatal Belta, no dia seguinte ao escrutínio marcado por violência e acusações de fraude.

A grande rival de Lukashenko, a opositora Svetlana Tikhanovskaia, obteve 9,9% dos votos, de acordo com os primeiros resultados oficiais da Comissão Eleitoral bielorrussa.

No domingo, as presidenciais ficaram marcadas por várias manifestações em diferentes cidades e na capital, Minsk, em protesto contra a vitória anunciada de Lukashenko, de 65 anos, para um sexto mandato presidencial consecutivo.

POOL New

Pelo menos um morto e dezenas de feridos nos protestos