Mundo

Eleições EUA: Joe Biden escolhe senadora Kamala Harris para vice-presidente

ETIENNE LAURENT

Donald Trump já reagiu. O Presidente dos EUA deixou críticas a Biden e à senadora Harris.

Joe Biden anunciou esta terça-feira a escolha da senadora Kamala Harris como candidata a vice-presidente para as eleições de novembro.

"Tenho imensa honra de anunciar que escolhi Kamala Harris, combatente dedicada à defesa corajosa das classes populares e uma das que melhor servem o Estado, para minha parceira eleitoral", disse Joe Biden, 77 anos, antigo vice-presidente de Barack Obama, na rede social Twitter.

"Juntos (...) vamos vencer Trump", adiantou numa mensagem aos apoiantes.

A primeira mulher negra na corrida à Casa Branca

O candidato democrata às presidenciais norte-americanas faz assim história ao escolher a primeira mulher negra para integrar a corrida à Casa Branca.

A senadora é filha de mãe indiana e pai jamaicano.

Após dois mandatos como procuradora em São Francisco (2004-2011), foi eleita duas vezes procuradora-geral da Califórnia (2011-2017), tornando-se então a primeira mulher, mas também a primeira pessoa negra, a dirigir os serviços judiciais do estado mais populoso do país.

Depois, em janeiro de 2017, tomou posse no Senado em Washington, a primeira mulher com origens no sul da Ásia e a segunda senadora negra na história norte-americana.

Candidata às primárias do Partido Democrata, desistiu antes da primeira votação, em dezembro.

Os apelos para que Joe Biden escolhesse uma parceira eleitoral negra multiplicavam-se desde que começou o movimento de protesto histórico contra o racismo e a violência policial desencadeado nos Estados Unidos com a morte de George Floyd no final de maio.

Harris conhece bem o candidato, a quem chama "Joe" em público, tendo surpreendido ao atacá-lo com aspereza durante o seu primeiro debate democrata, em 2019.

Por outro lado, certos eleitores progressistas criticam-na pelo seu passado como procuradora de reputação dura para com as minorias.

Com 78 anos em janeiro, Joe Biden será, se ganhar as eleições, o mais velho presidente norte-americano a assumir o cargo. Já deu a entender que só cumprirá um mandato e a sua vice-presidente poderá ser a herdeira política nas eleições de 2014 ou ter de o substituir em caso de problemas graves de saúde ou morte.

Kamala Harris é a terceira mulher a ser designada como candidata a vice-presidente nos Estados Unidos, depois da democrata Geraldine Ferraro em 1984 e da republicana Sarah Palin em 2008, que não foram eleitas.

Donald Trump surpreendido com escolha de Joe Biden

O Presidente dos Estados Unidos mostrou-se surpreendido com a escola de Biden para a vice-presidência, caso ganhe as eleições norte-americanas.

Donald Trump deixou críticas ao adversário e a Kamala Harris.

  • 2:34