Mundo

Temperaturas chegam aos 54,4ºC no Vale da Morte. O valor mais elevado em mais de 100 anos

ETIENNE LAURENT

Temperatura foi registada este domingo, pouco depois das 15:30 horas.

Um sistema de medição de temperatura registou 54,4 graus Celsius no Vale da Morte, nos Estados Unidos, durante uma onda de calor escaldante este domingo. Se a leitura for confirmada, estará entre as mais altas já registadas no mundo.

O Serviço Meteorológico norte-americano lançou um comunicado a dar conta da informação, mas descreveu a medição como preliminar e ainda não oficial.

"Se verificada, esta será a temperatura mais quente oficialmente verificada desde julho de 1913, também no Vale da Morte. Como se trata de um evento de temperatura extrema, a temperatura registada necessita de passar por uma revisão fornal", avançou o serviço.

O local detém o recorde da temperatura mais alta - 56,67 ºC a 10 de julho de 1913 - mas a verificação desse recorde não é consensual.

O Vale da Morte, no deserto do sudeste da Califórnia, inclui a bacia de Badwater, que fica a 85,9 metros abaixo do nível do mar e é o ponto mais baixo da América do Norte.

Turistas na bacia de Badwater.

Turistas na bacia de Badwater.

ETIENNE LAURENT

No verão, o calor é tão extremo que os visitantes são aconselhados a beber quatro litros de água por dia e a ficar perto dos seus veículos, bem como a estarem atentos a tonturas e náuseas.