Mundo

Incêndio levou ao encerramento do Capitólio

MICHAEL REYNOLDS~/ EPA

Estaria a decorrer o ensaio geral para a tomada de posse de quarta-feira.

O complexo do Capitólio foi evacuado esta segunda-feira durante o ensaio geral para a tomada de posse de Joe Biden.

Um incêndio num acampamento de sem-abrigo levou ao encerramento do complexo.

O ensaio foi suspenso de imediato e os participantes levados para uma zona segura. Toda a área foi isolada, mas reabriu quando ficou esclarecida a origem acidental.

Cerca de 25 mil militares destacados para a cerimónia

A evacuação do Capitólio acontece nas vésperas da cerimónia de posse do Presidente eleito, Joe Biden, e na sequência da invasão do edifício, a 6 de janeiro, por apoiantes de Donald Trump, que resultou na morte de cinco pessoas.

Os 50 estados norte-americanos e a capital estão em alerta, nos próximos dias, para a possibilidade de ocorrerem protestos violentos.

O FBI já fez saber que está a investigar cada um dos 25 mil militares da Guarda Nacional dos Estados Unidos que vão garantir a segurança, na quarta-feira, na tomada de posse de Joe Biden. As autoridades receiam uma potencial ameaça interna, por parte de membros das Forças Armadas, que possa pôr em risco a segurança da cerimónia.

A megaoperação de segurança, liderada pelos serviços secretos, envolve membros de várias agências, e polícias nacionais, bem como as mais altas patentes do Pentágono.

  • 1:13