Mundo

Biden anuncia o fim da guerra mais cara e longa travada pelos Estados Unidos

Presidente vai anunciar a retirada das tropas do Afeganistão.

Chegou a hora de trazer as tropas para casa e terminar a guerra mais longa da América. O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai anunciar esta quarta-feira a retirada do Afeganistão e o fim da guerra mais cara e mais longa travada pelos Estados Unidos.

A retirada é feita em coordenação com a NATO. Mantém no terreno 7 mil soldados de várias nacionalidades incluindo militares portugueses.

O chefe da diplomacia e o secretário de Defesa de Washington foram antes a Bruxelas acertar com a Aliança Atlântica os pormenores da retirada.

2.200 mortos, mais de 20 mil feridos e um bilião de dólares gastos desde 2001. É o balanço da guerra travada pelos Estados Unidos no Afeganistão.

Convite a Vladimir Putin

Na política externa norte-americana, a semana está também marcada pelo convite ao presidente da Rússia. Biden vai propor, local e datas por acertar uma cimeira conjunta a Vladimir Putin.

Na origem da proposta, está o clima de tensão por causa da Ucrânia. Moscovo reforçou recentemente o apoio aos separatistas pró-russos e iniciou manobras militares no Mar Negro.