Mundo

Independência e Brexit marcam campanha eleitoral na Escócia

Correspondente SIC

A SIC foi conhecer uma portuguesa que vive na Escócia há mais de 40 anos e que se assume como fervorosa defensora da independência.

A Escócia vai a eleições, esta quinta-feira, e a independência tem sido um dos principais temas da campanha. Na nação, que faz parte do Reino Unido, vivem cerca de 250 mil cidadãos comunitários, incluindo muitos portugueses.

Maria João Kay chegou à Escócia em 1978. Veio estudar para a Universidade de Edimburgo, onde conheceu um jovem escocês com quem viria a casar. O interesse pela causa nacionalista escocesa já vem de há muito, mas foi o Brexit que a fez sair à rua pela independência da Escócia.

A poucos dias das eleições, as sondagem dão a vitória aos nacionalistas, falta saber se terão ou não maioria absoluta. Maria João espera que, nestas eleições, os escoceses enviem uma mensagem clara para Londres.

Para que haja um referendo na Escócia, é preciso que Londres aprove. E Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, já fez saber que se opõe a uma nova consulta popular.

O Brexit é outro dos temas da campanha: Maria João Kay diz que a Escócia foi arrastada para fora da União Europeia e espera que a independência permita ao país voltar a assumir o seu papel no centro da vida europeia.

  • 2:55