"Luar chegou", anunciou na conta de Instagram. Ser pai era um "sonho" para Rubén Castro, de 27 anos. Durante nove meses assistiu ao crescimento da barriga com a sua bebé lá dentro.
"É algo que sempre quis", confessou ao El Mundo.
Rubén é o primeiro homem transgénero a engravidar em Espanha. Era um "sonho" muito desejado. Ser pai era um projeto de vida que se concretizou no último sábado: "A aventura acabou de começar", disse.
"Decidiu que o 1º de maio era um bom dia para nascer", disse o pai, "foi a coisa mais difícil e desejada que experimentei até agora".
Luar, que significa brilho da lua, dentro de alguns anos irá conhecer a história do seu nascimento. O pai é o primeiro homem trans que partilhou abertamente a sua gravidez. Ficou registada através de um documentário: "Papá Gestante". O objetivo é dar a conhecer à comunidade trans a experiência da paternidade.
“Estas histórias precisam de ser divulgadas para que outras pessoas saibam que é possível, que algo assim pode ser vivenciado (...). Trata-se de abrir caminho para o resto, porque é uma realidade muito desconhecida", disse ao Heraldo.

