Por causa da pandemia, só este sábado foram conhecidos os principais resultados da super quinta-feira de eleições na Grã-Bretanha. O destaque vai para o resultado na Escócia, onde aumentou a maioria pró-independência no Parlamento.
O Partido Nacional Escocês ganhou, mas sem maioria absoluta. Ainda assim, a maioria parlamentar pró-independência aumentou, graças ao apoio dos verdes à causa independentista.
No discurso de vitória, Nicola Sturgeon voltou a garantir que estão reunidas as condições para novo referendo. A acontecer, a segunda consulta popular só terá lugar em finais de 2023.
No poder desde 2007, os nacionalistas escoceses conquistaram a quarta vitória consecutiva e prometem dar luta ao governo de Boris Johnson. Uma batalha que muito provavelmente acabará nos tribunais.
Já no Parlamento do País de Gales, a vitória sorriu aos trabalhistas, e o mesmo aconteceu na eleição dos Mayors das regiões de Liverpool e Manchester. Mas Partido Trabalhista não evitou a perda um deputado para os conservadores, numa eleição intercalar.
Quanto às autárquicas em Inglaterra, quem se saiu melhor foram os conservadores de Boris Johnson.