Mundo

Médio Oriente. Três rockets disparados do sul do Líbano para Israel, que retaliou

Desde o passado dia 10 de maio que se assiste a uma escalada da violência na região.

Três rockets foram disparados do sul do Líbano para Israel, na segunda-feira à noite, provocando uma retaliação israelita, disse à AFP uma fonte militar libanesa.

"Três rockets do tipo Grad foram lançados do setor das quintas de Shebaa", disse a mesma fonte.

Os projéteis israelitas foram então disparados na direção do Líbano, acrescentou.

Desde o passado dia 10 de maio que se assiste a uma escalada da violência na região, após semanas de tensão entre israelitas e palestinianos em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do islão junto ao local mais sagrado do judaísmo.

Ao lançamento maciço de foguetes por grupos armados em Gaza em direção a Israel opõe-se o bombardeamento sistemático por forças israelitas contra a Faixa de Gaza, tendo provocado a morte a cerca de 200 palestinianos, incluindo 59 menores e 39 mulheres, bem como mais de 1.300 feridos.

Do lado israelita foram contabilizadas 10 mortes, entre elas a de dois menores, numa altura em que continuam os ataques de ambas as partes sem que vislumbre um sinal de tréguas.

O conflito israelo-palestiniano remonta à fundação do Estado de Israel, cuja independência foi proclamada em 14 de maio de 1948.