Mundo

Papa Francisco diz em tom de brincadeira que no Brasil "é muita cachaça e pouca oração"

Padre brasileiro João Paulo Souto Victor, no final de uma audiência, tinha pedido que Francisco orasse pelo Brasil.

Papa Francisco diz em tom de brincadeira que no Brasil "é muita cachaça e pouca oração"
Tony Gentile

O Papa Francisco disse na quarta-feira, em tom de brincadeira, que o Brasil não tem salvação porque "é muita cachaça e pouca oração", após ser instado a fazer orações pelo país por religiosos que visitavam o Vaticano.

"Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração", disse Francisco sorrindo e em italiano, ao ser abordado pelo padre brasileiro João Paulo Souto Victor no final de uma audiência.

João Paulo Souto Victor havia pedido, também em italiano, que Francisco orasse pelo Brasil. A cena foi gravada por outro padre que estava no local e divulgada nas redes sociais.

Em abril, o líder da Igreja Católica prestou solidariedade ao povo brasileiro devido ao recrudescimento da pandemia de covid-19 num vídeo enviado à Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O religioso apontou que o maior país da América do Sul passa por "uma das provas mais difíceis de sua história" e pediu aos bispos católicos brasileiros que deem "consolo aos corações em luto pelos familiares, que muitas vezes não puderam sequer despedir-se dos seus entes queridos" devido à pandemia.

No momento em que fez a brincadeira sobre o maior país da América Latina e nação com maior número de católicos do mundo, o papa estava sem máscara e cumprimentava fiéis que esperavam para o ver.

O Papa Francisco tem 84 anos e já tomou a segunda dose da vacina contra a covid-19.