Mundo

Pescadores encontraram uma fortuna no intestino de um cachalote

Da noite para o dia, 35 pescadores do Iémen conseguiram sair da pobreza.

Pescadores encontraram uma fortuna no intestino de um cachalote
BBC

Um grupo de pescadores do Iémen fez uma descoberta que mudou as suas vidas.

Encontraram o cadáver de um cachalote cheio de âmbar-cinzento no intestino, uma substância rara que pode valer centenas de milhares de dólares porque é muito valiosa para a indústria da perfumaria, que a utiliza para preservar os aromas.

Os pescadores receberam 1,5 milhões de dólares (1,23 milhões de euros), quantia inimaginável para muitas pessoas no Iémen, um país atolado na pobreza e na guerra.

"Fiquei muito feliz. São sentimentos maravilhosos que não consigo descrever. Dou graças a Deus por isso", disse um dos pescadores à BBC. "Encontrar âmbar-cinzento de baleia é verdadeiro tesouro".

O âmbar-cinzento é produzido no intestino dos cachalotes, um mamífero marinho semelhante às baleias, mas de outra família de cetáceos. É uma substância sólida, cerosa e inflamável de cor cinzenta.

Como afirmam o Museu de história Natural de Londres e o National Geographic, a substância é um verdadeiro "tesouro do mar" porque é muito raro e muito valioso para a indústria dos perfumes.

Os 35 pescadores venderam o pedaço de 127 kg de âmbar-cinzento a um comprador dos Emirados Árabes Unidos por 1,23 milhões de euros e dividiram os lucros e doaram parte do dinheiro a famílias pobres da sua comunidade, , segundo a BBC.

“O cheiro não era muito bom, mas valia muito dinheiro”, disse um dos pescadores à BBC.