Mundo

Astronautas chineses fazem primeiro passeio espacial fora da nova estação

Para instalar equipamentos na nova estação espacial Tiangong.

Astronautas chineses fazem primeiro passeio espacial fora da nova estação
CCTV

Dois astronautas chineses fizeram a primeira 'caminhada' espacial fora do módulo já construído, Tianhe, da nova estação orbital da China, Tiangong, anunciou hoje a agência espacial chinesa.

A televisão estatal chinesa, CCTV, difundiu imagens dos astronautas no exterior da nova estação orbital, a instalar câmaras e outros equipamentos, usando um braço robótico de 15 metros de comprimento.

As imagens, captadas no domingo, mostram os astronautas Liu Boming e Tang Hongbo a sair da câmara de descompressão, enquanto a Terra passa por debaixo deles.

De acordo com a agência espacial chinesa, Liu e Tang passaram quase sete horas fora da estação.

O terceiro membro da tripulação, o comandante Nie Haisheng, permaneceu no interior da nova estação orbital, durante as manobras.

Loading...

Os astronautas Liu, Nie e Tang chegaram a 17 de junho para uma missão de três meses a bordo de uma cápsula Shenzhou.

CSS EM INGLÊS, TIANGONG EM CHINÊS, PALÁCIO CELESTIAL EM PORTUGUÊS

Nomeada em inglês CSS - Chinese Space Station ou Estação Espacial Chinesa -, e em Chinês Tiangong - Palácio Celestial -, quando estiver concluída terá um tamanho semelhante ao da antiga estação soviética Mir (1986-2001). A vida útil é estimada em pelo menos 10 anos.

A Tiangong - Palácio Celestial - ainda está em construção, tendo o módulo principal - Tianhe (Harmonia Celestial) - sido lançado a 29 de abril e está agora na órbita terrestre a 350-390 km de altitude.

AS AMBIÇÕES ESPACIAIS DA CHINA

A estação é parte de um ambicioso programa espacial, que incluiu recentemente a aterragem de um robot automóvel em Marte, em maio.

A missão surge no momento em que o Partido Comunista celebra o 100º aniversário da sua fundação.

A agência espacial da China planeia um total de 11 lançamentos até o final do próximo ano para adicionar mais dois módulos à estação de 70 toneladas.