Mundo

China encontra mais de 2.500 crianças desaparecidas, algumas há décadas

Pai e filho reúnem-se passados 24 anos. Guo Gangtang viajou durante 20 anos e percorreu "mais de 500.000 quilómetros" à procura do filho, que tinha sido sequestrado.

China encontra mais de 2.500 crianças desaparecidas, algumas há décadas
Weibo

As autoridades chinesas encontraram 2.609 menores, incluindo Guo Xinzhen, que foi sequestrado em 1997, após uma campanha a nível nacional, disse o Ministério de Segurança Pública da China esta terça-feira.

A campanha, designada "Reunião", foi lançada no final de 2020 e conta com uma base de ADN para reunir com as respetivas famílias pessoas desaparecidas ou sequestradas quando eram crianças.

De acordo com o Ministério, a descoberta destas pessoas, muitas já adultas porque o seu caso se arrastou durante vários anos, levou à prisão de 372 suspeitos de sequestro e tráfico humano.

O caso mais mediático de Guo Xinzhen inspirou um filme, que estreou em 2015, e que retrata os esforços do pai, que percorreu todo o país à sua procura.

O ADN foi fundamental para encontrar Guo, na província central de Henan e identificá-lo como filho de Guo Gangtang.

Guo Xinzhen foi sequestrado com dois anos e meio, a 21 de setembro de 1997, enquanto brincava com estranhos à porta de sua casa, na província de Shandong, adjacente a Henan.

De acordo com a descrição no seu portal na Internet, Guo Gangtang viajou durante vinte anos, percorrendo "mais de 500.000 quilómetros, por vinte províncias, em dez motocicletas diferentes". Durante o percurso, teve vários acidentes, tendo inclusive, sofrido várias fraturas. Consta que gastou todas as suas poupanças para a missão de encontrar o seu filho. Guo Gangtang dormiu debaixo de pontes e tornou-se pedinte quando ficou sem dinheiro.

Depois de encontrar Guo Xinzhen, a polícia chinesa prendeu duas pessoas suspeitas do seu sequestro, há 24 anos.

O casal suspeito planeou o sequestro da criança com intenções de o vender, adiantou a imprensa chinesa.

O filme "Lost and Love" tem como ator principal Andy Lau, estrela de cinema de Hong Kong.

O rapto de crianças é um problema social persistente há décadas

Tecnologias como análise de ADN ou reconhecimento facial ajudaram nos últimos anos a resolver vários casos que se arrastavam há décadas.