Mundo

Ciclo da Lua e alterações climáticas vão provocar inundações sem precedentes

ESA/NASA–T. Pesquet

Já a partir de 2030, alerta a NASA.

O ciclo da Lua e as alterações climáticas vão provocar inundações sem precedentes a partir de 2030, revela o primeiro estudo da NASA sobre a matéria.

Em meados da próxima década, a Lua estará na fase do ciclo em que as marés são maiores. Desta forma, pode desencadear com mais frequência e intensidade fenómenos atípicos como as cheias.

Apesar do fenómeno acontecer sensivelmente a cada 18 anos, os cientistas dizem-se preocupados com as consequências que o ciclo lunar possa ter em conjunto com a subida do nível da água do mar provocada pelas alterações climáticas.

O estudo, divulgado este mês na publicação científica Nature Climate Change, foi conduzido por membros da equipa da NASA dedicados a estudar e registar as alterações do nível da água do mar. Ainda que se tenham focado na zona costeira dos EUA, explicam que as descobertas se aplicam a todas as zonas costeiras do planeta Terra.

  • Vamos falar de jejum: era capaz de ficar 16 horas por dia sem comer?

    País

    O jejum intermitente é um regime alimentar que impõe um período de restrição alimentar. Existem vários modelos, mas o mais conhecido é dividido em 16 horas de jejum e oito horas em que pode comer livremente. Os especialistas reconhecem benefícios nesta prática, mas afirmam que a investigação científica ainda é escassa.

    Exclusivo Online

    Filipa Traqueia