Mundo

Monção na Índia provoca 11 morto, autoridades alertam que número deverá subir

As chuvas torrenciais causaram uma destruição generalizada no estado de Bengala Ocidental.

Monção na Índia provoca 11 morto, autoridades alertam que número deverá subir
NurPhoto

Onze pessoas morreram a leste da Índia, onde as chuvas torrenciais provocaram deslizamento de terras e de casas, avisaram este sábado as autoridades que preveem um maior número de vítimas desta monção no país em que já ultrapassou as 230.

As chuvas torrenciais que "varreram" o país atingiram o estado de Bengala Ocidental (leste), causando uma destruição generalizada.

Quatro pessoas foram eletrocutadas depois da chuva se infiltrar nas habitações da cidade de Howrah e no distrito Nord 24 Parganas, disse à AFP o ministro da Gestão de Catástrofes de Bengala Ocidental.

Javed Khan acrescentou que sete pessoas morreram quando a sua casa afundou e há ainda outras que estão desaparecidas.

Na vizinha Jharkhand, dezenas de carros ficaram submersos após cinco dias de chuva intensa.

Os especialistas acreditam que a intensidade e frequência das chuvas das monções, anuais na Índia de junho a setembro, são reforçadas pelas alterações climáticas.

O Estado de Maharashtra (oeste) foi atingido durante o mês de julho por as chuvas violentas e deslizamentos de terra que despejaram torrentes de lama nas aldeias, matando, pelo menos, 200 pessoas.

Os Estados de Himachal e de Uttarakhand (norte) também foram violentamente afetados.

Esta semana, sete pessoas morreram num deslizamento de terra em Himachal Pradesh esta semana e, outras sete morreram numa tempestade violenta que "varreu" a cidade de Honzar, na Caxemira indiana.

Os turistas estão presos nesses dois Estados, onde os deslizamentos de terras tornam as estradas principais intransitáveis.