Numa conferência de imprensa, o Presidente dos Estados Unidos diz que os norte-americanos devem tomar precauções, porque furacão Ida vai ser devastador. Joe Biden afirma que o país está preparado para ajudar as vítimas.
Nos Estados Unidos, o furacão Ida já atingiu o Louisiana, com categoria 4 e ventos superiores a 230 km/h. Na costa do Louisiana, a agitação marítima e os ventos fortes foram os primeiros sinais de que estava prestes a chegar o furacão Ida.
Foi ganhando força e atingiu a costa do Louisiana por volta das 11:55 (hora local). O furacão entrou por Port Fourchon, na categoria 4, o segundo nível mais elevado. Os primeiros estragos já foram reportados, inundações e há várias cidades sem eletricidade.
O Luisiana, Estado do sul do país, é atingido regularmente por furacões. Ainda não recuperou totalmente do trauma de 2005, quando o Katrina causou uma destruição elevada. Nessa ocasião, Nova Orleães foi inundada em 80%, quando os diques que a protegiam cederam.
Com o aquecimento da superfície dos oceanos, os furacões ficam mais fortes, segundo os cientistas, e aumentam os riscos de incidentes sobre as comunidades costeiras, amplificados pela subida do nível do mar.
Veja também:
- Relatório sobre as alterações climáticas é o "último aviso" para que planeta não ultrapasse limites
- "É preciso agir já". Os pontos essenciais do relatório sobre o clima
- "Efeitos das alterações climáticas estão a suceder de forma mais intensa e mais frequente"
- Mais de 25.000 espécies em risco de extinção devido às alterações climáticas