Três dias depois, estão de regresso à Terra os quatro civis norte-americanos que embarcaram na "Inspiração 4". Terminou a primeira viagem turística ao espaço, da cápsula da Space X.
Um empresário, uma médica, um engenheiro e uma professora receberam formação durante seis meses e demoraram pouco mais de 9 minutos a chegar ao espaço.
Depois de terem dado 15 voltas à terra regressam agora. A chegada faz-se no Oceano Atlântico, na costa da Flórida.
Esta missão tem grandes diferenças das experiências suborbitais de poucos minutos protagonizadas por Richard Branson e Jeff Bezos no início do verão.
Os quatro civis, sem acompanhamento profissional estiveram a uma altitude de 585 quilómetros, muito acima da Estação Espacial Internacional e do telescópio espacial Hubble.
Para o início do próximo ano, a Space X, de Elon Musk já tem mais uma viagem planeada para o espaço.
Tripulação falou com crianças internadas
Bastaram 12 minutos para os quatro civis, na missão sem astronautas profissionais, tirarem os cintos, flutuarem e terem uma vista privilegiada.
Hayley Arceneaux tem 29 anos. É a pessoa mais nova numa viagem espacial. Sobreviveu a um cancro e trabalha no Hospital St. Jude, no Tenesse, onde foi tratada em criança.
A missão quer angariar fundos para o hospital St. Jude através de doações ou do leilão de objetos que acompanharam a tripulação a juntar aos cerca de 85 milhões de euros do empresário Jared Isaacman, outro dos 4 membros da tripulação,
Para o início do próximo ano, a Space X, de Elon Musk já tem mais uma viagem planeada para o espaço.