Mundo

Novo marco no turismo espacial

Terminou a primeira viagem turística ao espaço na cápsula da Space X.

Três dias depois, estão de regresso à Terra os quatro civis norte-americanos que embarcaram na "Inspiração 4". Terminou a primeira viagem turística ao espaço, da cápsula da Space X.

Um empresário, uma médica, um engenheiro e uma professora receberam formação durante seis meses e demoraram pouco mais de 9 minutos a chegar ao espaço.

Depois de terem dado 15 voltas à terra regressam agora. A chegada faz-se no Oceano Atlântico, na costa da Flórida.

Esta missão tem grandes diferenças das experiências suborbitais de poucos minutos protagonizadas por Richard Branson e Jeff Bezos no início do verão.

Os quatro civis, sem acompanhamento profissional estiveram a uma altitude de 585 quilómetros, muito acima da Estação Espacial Internacional e do telescópio espacial Hubble.

Para o início do próximo ano, a Space X, de Elon Musk já tem mais uma viagem planeada para o espaço.

Tripulação falou com crianças internadas

Bastaram 12 minutos para os quatro civis, na missão sem astronautas profissionais, tirarem os cintos, flutuarem e terem uma vista privilegiada.

Hayley Arceneaux tem 29 anos. É a pessoa mais nova numa viagem espacial. Sobreviveu a um cancro e trabalha no Hospital St. Jude, no Tenesse, onde foi tratada em criança.

A missão quer angariar fundos para o hospital St. Jude através de doações ou do leilão de objetos que acompanharam a tripulação a juntar aos cerca de 85 milhões de euros do empresário Jared Isaacman, outro dos 4 membros da tripulação,

Para o início do próximo ano, a Space X, de Elon Musk já tem mais uma viagem planeada para o espaço.

  • A escola como uma gigantesca perda de tempo

    País

    Pode ser Eva. Fez um teste de Geografia e foi a única da turma a ter negativa. Dos seus olhos formosos e inexpressivos, num rosto negro como o touro do Herberto Helder, ruíram-lhe duas lágrimas. Mas daquelas que represam tanta água - tanta mágoa - que deixam cicatrizes aquosas. 43%.

    Opinião

    Rui Correia