Mundo

Lava já ameaça casas perto do vulcão em erupção nas Canárias

David Alves

David Alves

Editor de Imagem

Registados 4.200 pequenos sismos nos últimos dias.

Nas ilhas Canárias, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção. O chefe do Governo espanhol anunciou que se vai deslocar ao local para acompanhar a situação.

Há já uma semana que vinha a dar sinais. Com uma atividade sísmica cada vez mais intensa. Só nos últimos dias registaram-se mais de 4.200 pequenos abalos.

A última vez que o Cumbre Vieja entrou em erupção foi há 50 anos e, na altura, grande parte do extremo sul da ilha de La Palma ficou coberta de lava.

Perante os contínuos avanços da lava e uma coluna de fumo com vários metros de altura, das cerca de 85 mil pessoas que habitam a ilha, as que moram nas proximidades do vulcão tiveram de ser retiradas de casa. As autoridades pedem que as pessoas não se aproximem do local da erupção e que preparem uma mochila de emergência com bens essenciais e um telemóvel, por prevenção.

Foram criados cinco centros de apoio à população e os militares foram chamados para dar apoio operacional.

O chefe do Governo espanhol vai deslocar-se à ilha para acompanhar o desenvolvimento da situação.

  • A escola como uma gigantesca perda de tempo

    País

    Pode ser Eva. Fez um teste de Geografia e foi a única da turma a ter negativa. Dos seus olhos formosos e inexpressivos, num rosto negro como o touro do Herberto Helder, ruíram-lhe duas lágrimas. Mas daquelas que represam tanta água - tanta mágoa - que deixam cicatrizes aquosas. 43%.

    Opinião

    Rui Correia