Mundo

Equipas de emergência tentam resgatar 39 pessoas presas em mina no Canadá

Os funcionários estão enclausurados na mina Totten, em Sudbury, desde a tarde de domingo.

Equipas de emergência do Canadá tentam resgatar desde domingo 39 pessoas que ficaram presas numa mina em Sudbury, localidade a 400 quilómetros a norte de Toronto, informaram na segunda-feira a empresa Vale e fontes sindicais.

A empresa de mineração brasileira Vale detalhou em comunicado que funcionários estão presos na mina Totten desde a tarde de domingo, após a pá de uma máquina escavadora que estava a ser transportada para dentro da mina se ter desprendido, bloqueando o poço.

"Por isso, o meio de transporte para os funcionários não está disponível", disse a empresa, acrescentando que os seus 39 trabalhares estão "a salvo" e preparados para sair da mina.

A companhia informou ainda que, quando ocorreu o incidente, os funcionários procuraram proteção nos abrigos da mina e que esteve em "comunicação frequente" com esses trabalhadores. Nenhum dos mineiros ficou ferido.

"Equipas de resgate chegaram aos mineiros e estão a começar a retirá-los usando um sistema de saída secundário", concluiu a empresa.

A mina Totten, que produz níquel, cobre e outros metais, iniciou as suas operações em 2014 e emprega cerca de 200 pessoas. O poço principal de Totten tem uma profundidade de 1.258 metros.