O principal porto comercial do Reino Unido está cheio de contentores devido aos atrasos nas cadeias de distribuição. Para Germano Almeida, comentador SIC, esta crise que afeta o Reino Unido é a prova que o Brexit tem consequências. Lembra ainda que retoma da economia não está a ser feita ao mesmo ritmo em todos os pontos do mundo, o que pode também afetar as cadeias de distribuição.
“É um momento um pouco estranho e contraditório, que decorre curiosamente de um primeiro fator positivo, que é a retoma da atividade pós-confinamentos. Essa retoma da atividade, por ter sido uma paragem tão global, é um pouco caótica porque não é consequente, não é seguido”, explicou, sublinhando que “há diferentes medidas de restrição de país para país”.
Sobre o caso do Reino Unido, Germano Almeida considera que o Brexit aumentou o problema da escassez de mão de obra, nomeadamente na questão dos camionistas. Recentemente, a falta de profissionais deste setor provocou uma escassez de combustível a nível nacional.
“Neste mundo de interdependências, é a prova que a decisão do Brexit, sendo legítima, tem consequências”, afirmou.
Do outro lado do mundo, nos EUA, Joe Biden pretende apresentar um “super plano” de 90 dias “para que haja uma compensação”.
“Neste momento, o que há é uma desadequação entre o enorme aumento da procura pós-retoma e a oferta ainda não acompanha”, remata.