Mundo

Notícia SIC: João Rendeiro com febre alta em risco de falhar sessão em tribunal

19.01.2022 14:27

O antigo presidente do Banco Privado Português começou a apresentar sintomas na segunda-feira.

O ex-banqueiro João Rendeiro está doente, com febre alta e já foi visto por uma enfermeira na prisão de Westville, na África do Sul, onde está detido desde o dia 17 de dezembro.  

Ao que a SIC apurou, o antigo presidente do Banco Privado Português começou a apresentar sintomas esta segunda-feira, duas semanas depois da defesa ter confirmado à SIC que João Rendeiro está a sofrer de problemas cardíacos. 

O estado clínico do antigo banqueiro pode pôr em risco a sua presença na primeira sessão do processo de extradição, marcada para sexta-feira, dia 21 de janeiro. 

Localizado e detido em Durban no âmbito de mandado internacional de detenção, após quase três meses de fuga à justiça portuguesa, João Rendeiro foi inicialmente presente ao juiz Rajesh Parshotam, do tribunal de Verulam, que lhe decretou em 17 de dezembro a medida de coação mais gravosa, remetendo-o para uma das maiores prisões do país, depois de rejeitar a libertação mediante caução. 

O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. Das três condenações, uma já transitou em julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses. 

O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado. 

Últimas Notícias