Jean-Marie Le Pen saiu do hospital esta sexta-feira e já está em casa em Saint-Cloud (Hauts-de-Seine), depois de na sequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ter sido, por precaução, internado.
Através do Twitter, o conselheiro do fundador da FN confirmou que Le Pen regressou a casa ao início de hoje e que lhe confidenciou: “Ainda não foi desta vez“.
Jean-Marie LE PEN a regagné son domicile en milieu de journée après que son état de santé ait été jugé satisfaisant. Il me dit que "c'est pas pour cette fois".
— Lorrain de Saint Affrique (@saintaff) February 4, 2022
Com 93 anos, o fundador da Frente Nacional (FN) e pai da candidata presidencial da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, foi na quarta-feira, quando foi internado, submetido a vários exames que “não revelaram nada preocupante”, prevendo-se que tivesse alta no final da semana.
Tudo aconteceu na segunda-feira à noite, durante o jantar, quando teve problemas de visão. Dois dias depois foi internado num hospital na região parisiense.
O líder histórico da extrema-direita francesa passou a liderança da FN, em 2011, à sua filha, que transformou o partido, dando-lhe o nome de Rassemblement Nationale (RN).
Após vários confrontos entre os dois sobre as diferenças de estratégia e orientação ideológica, ela excluiu-o da formação, em 2015.
Jean-Marie Le Pen continuou, no entanto, como presidente honorário até 2018 e, um ano depois, deixou de vez a política.
Na sua longa carreira política, foi membro da Assembleia Nacional Francesa várias vezes (foi eleito pela primeira vez há 63 anos) e deputado europeu durante 34 anos.