Mundo

Sete décadas de reinado de Isabel II

Sete décadas de reinado de Isabel II

Com o reinado mais longo do mundo, a Rainha assinalou a data de forma surpreendente.

A Rainha Isabel II completou esta segunda-feira 70 anos de reinado. Com o reinado mais longo do mundo, assinalou a data de forma surpreendente. Quando Carlos for Rei, quer que Camila, duquesa da Cornualha, seja tratada como Rainha, é o desejo de Isabel II.

Até ao momento, admitia-se que Camilla, 74 anos, a segunda mulher de Carlos, com 73 anos, apenas seria princesa consorte.

Aos 95 anos, carrega o reinado mais longo de uma monarca viva, que já viu entrar e sair 14 primeiros-ministros, 13 Presidentes dos EUA e sete Papas no Vaticano.

A Rainha Isabel II acompanhou, ao longo das últimas sete décadas, várias crises como o fim do Império Britânico, as greves dos anos 1980, o conflito na Irlanda do Norte, ataques terroristas, o Brexit (processo da saída do Reino Unido da União Europeia) e a pandemia de covid-19.

Na declaração publicada pela Casa Real britânica, Isabel II relembra o juramento feito há sete décadas e promete continuar a servir o país com devoção. O pai, Jorge VI e o marido príncipe Filipe, que morreu no ano passado, foram lembrados pela Rainha de Inglaterra.

A Rainha Isabel II tem sucessão garantida, com o príncipe Carlos como herdeiro natural e agora Camila, que tem a bênção da monarca.

O próximo na linha sucessão é William, o neto que pode trazer alguma modernidade e frescura à casa real britânica.

SAIBA MAIS

Últimas Notícias
Mais Vistos