Sofía Jirau acaba de fazer história como a primeira modelo da Victoria’s Secret diagnosticada com síndrome de Down, depois de se juntar a outras 17 mulheres no lançamento da nova campanha da marca.
A porto-riquenha, de 24 anos, comemorou a conquista no Dia dos Namorados, após a estreia da coleção “Love Cloud”, uma linha de roupas íntimas.
“Um dia sonhei com isto, trabalhei e, hoje, é um sonho realizado. Finalmente posso contar o meu grande segredo”, escreve Jirau no seu perfil na rede social Instagram.
“Sou a primeira modelo da Victoria’s Secret com síndrome de Down!”, acrescenta.
“Obrigado Victoria’s Secret, por me veres como uma modelo #SemLimites e me deixares participar na campanha inclusiva da ‘Love Cloud Collection’”, diz Jirau, no Instagram, acrescentando que, “por dentro e por fora, não há limites.”
A modelo junta-se à gigante de lingerie e roupas num momento crucial em que a empresa se tenta reformular para atrair todas as mulheres.
Trata-se, também, da segunda modelo porto-riquenha a participar numa campanha da Victoria’s Secret, dividindo os holofotes com a supermodelo Joan Smalls.
Coleção “Love Cloud”
Jirau partilhou um vídeo da campanha no Instagram, antes da coleção chegar às lojas, esta quinta-feira, com a legenda: “Carrega no ‘play’ para que todos me possam ver a fazer história”.
“Eu amo isto, eu amo isto. Victoria’s Secret, eu amo isto!”
A nova campanha é o primeiro lançamento de coleção em grande escala da empresa desde que Raúl Martinez se tornou, oficialmente, o novo diretor criativo, em janeiro.
“A coleção ‘Love Cloud’ é um momento importante na evolução da marca. Do elenco de mulheres incríveis que dão vida à coleção, ao incrível espírito inclusivo, esta campanha é uma parte importante do novo padrão da Victoria’s Secret que estamos a criar”, diz Martinez, em comunicado.
Percurso de Sofía Jirau
O carisma e a personalidade de Jirau fizeram-na chegar longe, desde o lançamento da carreira de modelo, no ano de 2019, no seu país natal, juntamente com a sua própria loja online “Alavett”, baseada num jogo de palavras da sua frase favorita: “I love it” (“eu amo isto”).
Um ano depois, realizou o sonho de se estrear na “New York Fashion Week”, “pelo qual [se] orgulha”, pois foi “uma das poucas modelos com síndrome de Down que conseguiu participar no importante evento de moda”, segundo o site da organização.
Jirau também lançou uma campanha em espanhol chamada “Sem Limites”, para demonstrar a capacidade das pessoas com síndrome de Down em alcançar os seus objetivos, apesar da condição.