Mundo

Portugal é o terceiro país com mais mulheres inventoras do mundo

18.02.2022 19:33

Have an idea

A lista mundial é liderada por Cuba, que registou mais de 50% de patentes a serem solicitadas por mulheres.

Mais de metade das patentes pedidas em Cuba foram apresentadas por mulheres. Os dados são avançados pelo World Intellectual Property Organization (WIPO) e dizem respeito a 2021. Portugal surge em terceiro lugar da lista mundial, sendo o primeiro entre os países da União Europeia.

Cuba, que apenas apresenta dados esporadicamente, surge no primeiro lugar da tabela com 56% das patentes a serem solicitadas por elementos do género feminino. As Filipinas são o segundo país da lista, com 38%.

Com 34%, Portugal surge em terceiro lugar a nível mundial e no lugar mais alto da lista da União Europeia (UE). O segundo país europeu a aparecer na tabela é a Roménia, que surge em sexto lugar com 28%, e Espanha integra ainda o top10 mundial, com 26%.

A nível mundial, a média de mulheres inventoras situa-se nos 17%. Vários países da União Europeia surgem abaixo deste limite – entre os quais Alemanha (11%), Irlanda (14%) e Itália (15%). O país da UE no fundo da lista é a Áustria, como 8,6%.

Também o Reino Unido e os Estados Unidos surgem abaixo da média mundial, com 14% e 16%, respetivamente.

A nível mundial, o Egito lidera os países com menos mulheres inventoras, não chegando aos 2%. Liechtenstein surge em segundo (4%), Malta e Bielorrússia surgem em terceiro, ambas com 6%.

Últimas Notícias