Devido à aproximação da tempestade Eunice, que trará ventos fortes, os aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, pediram aos passageiros que verifiquem as suas viagens. Algumas companhias aéreas estão a cancelar voos devido ao mau tempo. Outras mantêm os voos e há aterragens impressionantes.
Foi criado um canal no YouTube onde os internautas podem assistir, em direto, a aterragens de aviões de várias companhias no aeroporto de Heathrow.
Nas imagens é possível perceber o impacto dos ventos fortes nos aparelhos, obrigando os pilotos a manobras impressionantes. Uma das imagens partilhadas é um voo da TAP.
A jet was forced to abandon its landing at the last minute as Heathrow airport was battered by #StormEunice.
— Sky News (@SkyNews) February 18, 2022
A red warning for wind has been issued for London and the South East.https://t.co/pbk1lm7xBq pic.twitter.com/QZIP1r6m64
As autoridades britânicas declarara alerta vermelho em várias zonas do país, incluindo Londres e arredores, devido à chegada da tempestade Eunice. O Serviço de Meteorologia Britânico (Met, sigla inglês) emitiu o alerta máximo, com perigo de vida, para o sul do País de Gales, os condados ingleses de Devon, Cornualha e Somerset (oeste), bem como Londres e a área do sudeste inglês.
Em outras zonas do país, as autoridades decidiram encerrar escolas e suspender os serviços ferroviários.
O pedido à população é que evite deslocações devido ao perigo de queda de árvores ou outros objetos.
A meteorologista Annie Shuttleworth disse hoje que “as pessoas terão atrasos nos transportes e ainda falta de energia, devendo evitar viajar e ficar em casa quando os ventos atingirem a potência máxima”.
Os meteorologistas comparam a força que Eunice, que poderá alcançar rajadas de vento de até 140 quilómetros por hora, com a grande tempestade que o Reino Unido registou em 1990 e com os poderosos eventos climáticos ocorridos nos invernos de 2013 e 2014.
Dezenas de voos cancelados
Pelo menos 80 voos foram cancelados nos aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, devido à tempestade Eunice, que está a atingir com força o Reino Unido, segundo a empresa de dados de aviação FlightStats.
O aeroporto de Heathrow cancelou pelo menos 65 voos, entre partidas e chegadas, enquanto outros 114 foram atrasados. No aeroporto de Gatwick foram cancelados 15 voos e outros 67 estão atrasados, acrescentou a fonte.
Pouco antes, a empresa Transport for London (Tfl), responsável pelos transportes na capital britânica, havia pedido aos passageiros que realizassem apenas deslocações essenciais, alertando que alguns serviços podem ser afetados devido à tempestade.
A TfL emitiu o aviso aos passageiros que utilizam diariamente o metro e autocarros da capital, após o Serviço de Meteorologia Britânico (Met, em inglês) ter declarado o “alerta vermelho”, com perigo de vida, para Londres e arredores.
Saiba mais
- Países Baixos emitem alerta vermelho por aproximação da tempestade Eunice
- Autoridades britânicas declaram alerta vermelho por aproximação de tempestade Eunice
- Tempestade na Europa: força da água quebra janela de ferryboat
- Reino Unido prepara-se para tempestade com ventos que podem chegar aos 160 km/ hora