No único comício da campanha, Emmanuel Macron pediu aos franceses mobilização para combater o racismo e a extrema-direita. A quase uma semana das eleições – que se realizam a 10 de abril – as sondagens revelam que a líder da oposição, Marine Le Pen, nunca esteve tão próxima do atual Presidente francês.
“O perigo do extremismo atingiu níveis tão elevados que, nestes últimos meses e anos, o ódio e a realidade alternativa foram banalizados no debate público. Estamos habituados a ver em alguns programas de televisão autores antissemitas e racistas”, dizes o Presidente francês no seu discurso.
Macron usou como exemplo o caso do Brexit e de outras eleições – como a de Donald Trump – para afirmar que “o que parecia improvável acabou por acontecer”.
“É com toda a convicção que vos digo hoje que nada é impossível”, rematou.