Mundo

Dois franceses detidos no Irão: Paris condena “detenção infundada” e exige “libertação imediata”

Teerão diz que franceses “entraram no país com o objetivo de desencadear o caos e desestabilizar a sociedade”.

Dois franceses detidos no Irão: Paris condena “detenção infundada” e exige “libertação imediata”

Dois cidadãos franceses foram detidos no Irão, informou, esta quinta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, que “condenou esta detenção infundada” e apelou à sua “libertação imediata”.

O ministério “foi informado da detenção de dois cidadãos franceses no Irão”, de acordo com um comunicado, que não especifica a identidade dessas pessoas.

Teerão tinha anunciado na quarta-feira a detenção de dois europeus “que entraram no país com o objetivo de desencadear o caos e desestabilizar a sociedade”.

“As autoridades francesas estão totalmente mobilizadas”, refere o comunicado do Quai d’Orsay, adiantando que “o embaixador em Teerão fez declarações às autoridades iranianas para obter acesso consular […] e o encarregado de negócios da embaixada iraniana em Paris foi convocado ao ministério”.

As autoridades iranianas mantêm vários cidadãos estrangeiros prisioneiros, por razões consideradas políticas pelos países ocidentais, que acreditam que Teerão está a usá-los como meio de pressão nas negociações sobre a questão nuclear iraniana ou para conseguir abrandar as sanções internacionais.

Veja também

SAIBA MAIS